sábado, 1 de maio de 2010

"LIRISMO ACADÊMICO"


Por muito tempo, até o final da Idade Média as poesias eram cantadas. Separando-se o texto do acompanhamento musical, a poesia passou a apresentar uma estética mais rica a partir da métrica (a medida de um verso definida pelo número de silabas poéticas), a divisão em estrofes, a rima, a combinação das palavras, foram elementos cultuados com mais intensidade pelos poetas.
Isto não significa que a poesia, para ser poesia precise necessáriamente apresentar rima, métrica, estrofe. A poesia do modernismo por exemplo, desprezou esses conceitos; é uma poesia que se caracteriza pelo verso livre (abandono da métrica); por estrofes irregulares e pelo verso branco (sem rima), o que também não impede que subitamente duas ou mais rimas se encontrem.
A poesia como essencia lírica não é uma convenção do tempo, uma tentatica pré estabelecida através da qual um artista se mostra "mais avançado" ou "mais conformista" nos moldes estatuidos. O verdadeiro poeta não cria para ser atual, para ser diferente, para ser obscuro, para ser exótico ou original, ou para se manter na linha clássica ou acadêmica. Procura apenas sua verdade lírica, como eu procurei a minha ao compor o poema "LIRISMO ACADÊMICO" (abaixo) primeiro lugar no Concurso de Poesias On-Line da Secretaria Municipal de Cultura de OSASCO/SP. Edição de 2007. Na ocasião foram recebidos poemas de 17 estados brasileiros, 97 cidades e 3participações internacionais.

"LIRISMO ACADÊMICO" (Agmon Carlos Rosa)

A pálida lua branca e lua,
chora a elite alienar seus versos,
metrificar seus sonhos, as rimas suas,
o lirismo intelectual e controverso.

Versejo... Lógo Existo!
Sou poeta romântico, sentimental.
Não versejo para ser diferente,
original, conformista ou atual.

Procuro minha verdade lírica,
de versos brancos, sem rimas,
estrofes livres, sem métrica,
sem "engenharia poética"...

No universo dos meus versos
transcendo emoções, tantas enfim.
O amor, a saudade, a solidão e a dor.
A mais nobre, a mais sublime de mim.

Um comentário:

  1. LINDO AGMON! SENSACIONAL!
    FOI UM GOL DE PLACA! POR ISSO É QUE VOCÊ É CHAMADO POR MIM DE A.C.R. GOSTARIA MUITO QUE A NO ESTIVESSE VENDO SEU CRESCENTE SUCESSO! MAS... QUEM SABE ELA NÃO ESTÁ VENDO NÃO É?
    CONTINUE ASSIM INCANSÁVEL PRODUTOR DE BELEZAS!
    DALVA SAUDO

    ResponderExcluir