sábado, 16 de outubro de 2010

RONDAS DA VIDA (Agmon Carlos Rosa)

RONDAS DA VIDA (Agmon Carlos Rosa)
*
O mudo éco do silêncio hospitalar!
Zumbis a caminhar por corredores sem fim.
A palidez mórbida de pacientes agitados,
inquietos, olhar cansado da longa espera.
*
Madrugada, maiores abandonados, idosos excluidos
que a sociedade, a família e o sistema pariu.
Madrugada do conta gotas dipirético,
do soro fisiológico, anestésicos, antisépticos.
Do branco asséptico dos jalécos e aventais
dos atendentes, enfermeiras e médicos residentes.
*
A moderna parafernália da medicina eletrônica,
Cistografias, tomografia computadorizadas,
Ressonância magnética, radiologia, quimioterapia,
medicina nuclear, encefalo, eletrocardiogramas.
*
Madrugada, fim de noite, o diagnostico final.
A luta segue heróica na arena, persistente,
para não morrer o paciente terminal,
nem a ultima esperança, daqueles que ficam.
Madrugada, fim dos versos,
fim do poema Rondas da Vida...
*

6 comentários:

  1. Nossa que intenso, Agmon!
    Abala qualquer um!
    Cuide-se direitinho e não fique "pra baixo" pois tudo o que passamos na vida e que é considerado "ruim" nada mais é que purificação do nosso espirito, que Nosso Deus nos permite para sairmos mais fortalecido, limpo de alma e reconhecendo a grandeza DELE.
    Positivo Sempre. bj e Paz
    RACHEL DOS SANTOS DIAS

    ResponderExcluir
  2. Fiquei muito emocionada com seu poema, onde você descreve a outra realidade da vida.
    Quando estamos em fragmentos de esquecimentos das nossas dores e temores ( eventos, musicais, passeios, aniversários... etc)esquecemos completamente desses sofrimentos, dessas longas esperas...Esse é o motivo do nome do meu blog. " Poesias de Estrela Bipolar" Muita fé Agmon! Logo você estará nas rodas literárias e no meio das flores, em sua casa em Holambra!

    ResponderExcluir
  3. MARA BITTENCOURT (Goias) 17/10/10 Meu querido amigo poeta. Li seu poema que retrata bem a vida das pessoas que precisam de atendimento em nosso pais. Estou preocupada com voce. Escreva-me contando como tem sido seus dias de tratamento, como esta passando, o que tem feito... e a Wanda, como está? De noticias, ficarei aguardando. Fique com Deus e que ELE te proteja, abençoe e ilumine todos os seus caminhos. bjus no seu coração. MARA BITTENCOURT

    ResponderExcluir
  4. JOÃO BAPTISTA MUNIZ RIBEIRO - 18/10/10 - Força amigo Agmon. Não há mal que sempre dure diz o ditado. Tenha fé que tudo acabará bem. Estamos saudosos, volte logo para nosso carinho, com sua energia. Voce é forte nada poderá vencê-lo. Deus está com voce e isso é o que importa. abraço do amigo JBAP (João Baptista Muniz Ribeiro é idealizador, fundador e Presidente Perpétuo da CASA DO POETA DE CAMPINAS que recentemente comemorou 14 anos de existência)

    ResponderExcluir
  5. JOSE ROBERTO TEIXEIRA - 19/10/10 - "Agmon, poetamigo. Feliz aquele que apesar dos contratempos que a vida vos reserva pode poetar com tão grande segurança e coragem, retratando um pouco do que os dias turbulentos e as longas noites nos ensinam, em busca daquilo que só passamos a valorizar de verdade quando a perdemos. A saude o bem mais precioso que se pode ter ao lado da paz e dos verdadeiros amigos. Seu poema não acabará jamais, será escrito por todo aquele que como voce sabe encontrar sempre em tudo o que a vida oferece, um motivo para poetar. Nós todos da CASA DO POETA DE CAMPINAS estamos aguardando o teu retorno para dar continuidade ao seu belo trabalho, Um abraço do amigo JOSE ROBERTO TEIXEIRA

    ResponderExcluir
  6. ADILSON NASCIMENTO - 19/10/10
    Confesso que este teu lado eu desconhecia. Creio deva ter aflorado bem mais tarde, quando nós já não conviviamos mais tão perto. Fico feliz em saber que além de tudo e que como homen que tu és, tens ainda a sensibilidade da poesia, que lindo. Nesta que me mandaste figuei viajando para me aproximar do mundo em que tu deves tê-la escrito, acho que o momento era de dor e até das coisas não agradáveis, encontraste um meio de suavizar e com palavras puras, sinceras e verdadeiras dar um tom poético ao sofrimento. Parabens amigo, um bjo para ti... ADILSON NASCIMENTO (conterrâneo amigo)

    ResponderExcluir