terça-feira, 2 de novembro de 2010

O TREM DE PASSAGEIROS (Agmon Carlos Rosa)


O Trem de Passageiros!
*
Minha lealdade devo a um lugar,
um passado, a cidade onde nasci e amei.
A família, aos mestres que me iluminaram,
aos amigos, alicerces do meu encanto pela vida.
Rios e lagos que me banhei,
ruas por andei, o primeiro tombo da bicicleta,
(filho da mãe, como chorei!)
*
Rabeiras de caminhão peguei,
em dorsos de cavalos trotei,
mas, meu coração de menino porem,
se apaixonou pelo trem...
*
O trem de passageiros, da familia e forasteiros,
do caixeiro-viajante, do militar,
do poeta cantante, do namorado e amante.
Dos grâ-finos janotas que se reverenciavam
e o chapéu com elegância tiravam...
La Belle-Epoque, do romantismo puro e belo,
no tempo do trem das Estradas de Ferro.



Um comentário:

  1. TREM DE PASSAGEIRO... QUANTAS LEMBRANÇAS LÁ DE BAURU...MEU PAI TRABALHANDO NO VAGÃO RESTAURANTE... MEU TIO FOGUISTA! MINHA MÃE, BORDADEIRA DA NOROESTE DO BRASIL E EU? UMA CRIANÇA SEMPRE VIAJANDO DE PRIMEIRA CLASSE, ADMIRANDO OS LINDOS LUSTRES E VENDO LINDAS PAISAGENS!
    VOCÊ DESCREVEU POETICAMENTE TÃO BEM, QUE PASSA-ME COMO A UM FILME NAS MENINAS DOS MEUS OLHOS, TUDO AQUILO QUE VIVI!

    ResponderExcluir